O trânsito brasileiro é regulamentado pela Lei 9.503/97 - Código de Trânsito Brasileito - CTB, e pelas Resoluções complementares. Me assuto ao ler em livros de auto-escola que o trânsito brasileiro é considerado bom e serve de exemplos para outros países.
Comparo a cidade, Salvador (BA) e Gramado (RS), nosto tamanha diferença, a cultura baiana de receptividade ao turista e de muita festa para esquecer os problemas esconde vários problemas dentre eles no trânsito desta cidade que é um verdadeiro caos.
Na cidade de Gramado nos sentimos pedestres privilégiados e olhamos os carros parando nas fachas por cortesia e educação e nós soteropolitanos que nos assustamos. São muitas as leis, mas nenhuma é cumprida.
Professores de auto-escola dirigem sem cinto, como a lei pode cobrar algo de nós? A consciência e educação doméstica que fazem a diferença, mas cadeira de auto-escola não faz. Nisso tudo, o grande problema são acidentes que acontecem todos os dias.
Após analisar as causas de milhares de causas de acidentes chegou-se a conclusão que 90% dos acidentes são causados por falhas humanas, 4% são causados por falhas mecânicas e 6% são causados por má condição das vias.
É engraçado chegar num psicoteste e vê pessoas que nunca estudaram na vida tendo que enteder o que fazer com o lápis sob a folha, depois o escandâlo de certificados do curso de renovação de carteira sendo comprados, e leis mais leis a cada dia que ficam no papel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário