O tema As Damas de Branco na Biomedicina Baiana abre nova fase do curso Conversando com sua História que retoma atividades nesta terça-feira.
O Centro de Memória da Bahia da Fundação Pedro Calmon/Secult, retoma o curso gratuito Conversando com sua História na próxima terça-feira, dia 3 de agosto, às 17h, no auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris). A primeira aula dessa nova fase terá como tema: As Damas de Branco na Biomedicina Baiana (1879-1949): Médicas, Farmacêuticas e Odontologas, e será ministrada pela professora Iole Macedo Vanin.
A palestra será baseada na tese de doutorado, na qual a professora pesquisou sobre “As mulheres da Faculdade de Medicina da Bahia: médicas, odontólogas e farmacêuticas (11879-949)”, cujo objetivo foi analisar se houve um rompimento do mundo biomédico baiano a partir do acesso das mulheres aos cursos superiores da Faculdade de Medicina da Bahia – reduto exclusivamente masculino até 1843, quando se forma a primeira parteira.
Iole Macedo Vanin - É graduada em História pela Universidade Católica do Salvador (1998), mestrado e doutorado em História pela Universidade da Bahia (2008). Atualmente é professora adjunta da Ufba e pesquisadora sobre Mulher e Gênero.
CURSO - Promovido pelo Centro de Memória da Bahia, unidade da Fundação Pedro Calmon/Secult, o Conversando com sua História tem como objetivo promover, proteger e dar conhecimento da História da Bahia e se estende até o mês de outubro, sempre às terças-feiras. Os participantes que tiverem 75% de freqüência receberão certificado.
Mais informações
Centro de Memória: 71 3117-6030 /6050ASCOM Fundação Pedro Calmon: (71) 3116-6918 / 6676
Nenhum comentário:
Postar um comentário