Pesquisar este blog

Páginas

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Música no São João




O São João, festa de tradições na culinária, nos ritmos e nas vestimentas vem perdendo suas raízes com o passar dos anos. Hoje a festa junina deixou de ser a expectativa pra usar o vestido estampado e a trança no cabelo, a tradição da fogueira ficou pra trás, e é na música que a festa não é mais reconhecida.
No começo tinha-se o compasso binário que produzia o ritmo da quadrilha, influenciada pelas danças rurais da Normandia e Inglaterra, passou pela França até que adentra no Brasil no século XIX.
A sanfona, o triângulo, o forró pé de serra estão cada vez mais extintos com a presença do forró elétricos, o estilo carnavalesco se adentra nesta festa onde as pessoas só querem é dançar este novo estilo. O forró, o baião, o xote e o xaxado ficam sem espaço nas festas de São João; festas privadas e muito bem pagas, pra dançar forró a noite inteira? Sim, dançar o forró elétrico.
Para alguns historiadores e antropólogos o forró vem perdendo suas raízes, já para outros músicos o que acontece é uma reciclagem desta tradição para evitar que seja extinta. Mas o aprimoramento dado ao forró com as músicas que ouvimos hoje é questionável: “Chupa que é uma uva”, música interpretada pela banda Aviões do Forró é apelativa, sendo esta a característica da festa junina moderna.
O estilo musical forró elétrônico é tocado em muitas cidades do Norte e do Nordeste, o diferencial é o trio elétrico e o ritmo agitado que faz todo mundo pular. São muitas as bandas adeptas deste novo ritmo: Cavaleiros do Forró e Aviões do Forró são as bandas que apostam em gravações de DVD e shows com o novo jeito de dançar.
Outro estilo é o forró universitário que teve o seu ápice em 2001 com o advento do grupo Falamansa. Este modo de dançar forró é mais rápido que o xote. Com a intensificação de pessoas das camadas médias participando do forró surgiu este estilo. Quando o assunto musicalidade no São João surge traz muitas divergências, há quem goste dos novos ritmos e acredite que o forró não perde suas raízes, mas esta sendo aprimorado, outros acham que os novos ritmos e as letras das atuais músicas reforçam a extinção do verdadeiro forró e o sentido da festa junina.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário