Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 10 de junho de 2009

A Sangue Frio


Introdução

Este trabalho tem como objetivo abordar a análise de dois filmes: Sangue Frio (In Cold Blood) e Capote diante do livro “A Sangue Frio”. Aspectos do filme são expostos (foco narrativo, seqüência de fatos, cenário, personagens) contrapondo com a narração exposta pelo livro.
A intenção é averiguar tais aspectos nos filmes e no livro, observando semelhanças e diferenças. O filme Sangue Frio (1967) relata o assassinato da família Clutter ocorrido em 1959 na cidade de Holcomb, no Kansas, Estados Unidos. Este filme consegue em muitas falas utilizadas ser fiel às passagens do livro, os criminosos Perry Smith e Dick Hickcock são mostrados com características físicas e psicológicas semelhantes ao que Capote escreve.
A cena do crime permite que leitores afoitos por verem diante de si reproduzidas as imagens idealizadas sintam-se satisfeitos ao verem a família Clutter indo dormir e a casa sendo invadida como Capote escreveu.
A cena mais esperada, no filme tem muito suspense, melancolia e reflexão. Assim como o livro, o longa-metragem humaniza os assassinos desde esta cena, na qual Perry conversa com Nancy, com um tom de amizade nada comum no contexto de um assalto que faz o telespectador lembrar que assim como a família Clutter, ambos os assassinos são pessoas com qualidades e defeitos, o defeito de matar questionável por todos.
O filme “Capote” aborda a visão que o jornalista Truman Capote tem dos fatos, é possível assistir a investigação de Capote na cidade de Holcomb, onde o mesmo conversa com a melhor amiga de Nancy, conversa com os criminosos, consegue adentrar na prisão e mantém amizade intensa e apego com Perry. A homossexualidade do autor fica exposta e suas fraquezas pessoais também.
O projeto traz também o histórico de Capote e a vida deste autor depois do livro “A Sangue Frio”.

In Cold Blood) 1967

Ficha Técnica:Título Original: In Cold BloodGênero: PolicialTempo de Duração: 134 minutosAno de Lançamento (EUA): 1967Estúdio: Columbia Pictures Corporation / Pax EnterprisesDistribuição: Columbia PicturesDireção: Richard BrooksRoteiro: Richard Brooks, baseado em livro de Truman CapoteProdução: Richard BrooksMúsica: Quincy Jones
Sinopse
Holcomb, Kansas. Dois ex-condenados, Perry Edward Smith (Robert Blake) e Richard "Dick" Eugene Hickock (Scott Wilson), invadem a casa dos Clutter, pois Herbert Clutter (um rico fazendeiro teria um cofre com US$ 10 mil).
Esta informação vinha de uma "fonte segura", Floyd Wells, um condenado que conheceu Dick na prisão e lhe contou que viu o cofre quando, anos atrás, trabalhou para os Clutter. Mas Perry e Dick não acharam o cofre, pois ele não existia, e roubaram apenas US$ 43. Isto não os impediu de matarem Herbert, a esposa dele e um casal de filhos, pois não queriam deixar testemunhas.
Alvin Dewey (John Forsythe) comanda as investigações e tenta encontrar alguma pista que leve aos assassinos. No entanto Dick e Perry foram para o México, onde Perry tem fantasias de achar um fabuloso tesouro. Quando os sonhos dele redundam em nada, Dick insiste que voltem para os Estados Unidos. Certos de que não deixaram alguma pista, eles trocam cheques sem fundo e são pegos em Las Vegas, dirigindo um carro roubado. Aos poucos os álibis vão sendo desmontados, pois contam histórias contraditórias.

Capote 2005

Informações TécnicasTítulo no Brasil: CapoteTítulo Original: CapotePaís de Origem: EUAGênero: DramaClassificação etária: 16 anosTempo de Duração: 98 minutosAno de Lançamento: 2005Estréia no Brasil: 24/02/2006Site Oficial: http://www.capoteofilme.com.brEstúdio/Distrib.: Columbia PicturesDireção: Bennett Miller
Capote é um filme biográfico sobre Truman Capote, na sequência dos acontecimentos durante a escrita de não-ficção do livro A Sangue Frio. Philip Seymour Hoffman ganhou vários prêmios, incluindo o Oscar de melhor ator, para o seu aclamado título de retratar o papel.

Sinopse
O filme abre em Kansas com a descoberta dos corpos de quatro dos membros da família Clutter por uma família amiga. Ao ler o The New York Times, Truman Capote é rebitado pela história do Clutters e através de um chamado de William Shawn, editor do The New Yorker, ele vai pessoalmente cobrir a tragédia.
Capote viaja para Kansas com o seu amigo de infância Harper Lee. Capote entrevista pessoas envolvidas com as vítimas da família Cluter. O investigador Dewey, é um fã da escrita de Capote, e lhe convida para ir até sua casa para jantar. A partir das investigações e entrevistas Capote vai à prisão onde os suspeitos (Perry Smith e Dick Hickock) se encontram.
Capote começa a formar um vínculo com Perry. Após seu julgamento e condenação, Capote é capaz de ganhar acesso aos assassinos por subornar o diretor. Capote gasta os anos seguintes visitando regularmente Perry e aprendendo sobre sua vida, com exceção de um ano inteiro imensuravelmente onde Capote abandona Perry e escreve as "primeiras três partes" do livro com Jack Dunphy, em Marrocos e Espanha.
A história de Perry da vida, seu modo perturbado e cheio de remorsos, e sua sinceridade emocional impressionavam Capote. O escritor fica ligado emocionalmente com Perry e sente compaixão por ele, por não suportar o seu envolvimento no assassinato. Eventualmente, Perry diz a ele, em grande detalhe.
A história torna-se uma meditação sobre a necessidade de resgate, mesmo em circunstâncias muito graves. O último recurso é rejeitado e Perry e Dick são enforcados. Na próxima cena Truman está falando. Ele diz-lhe da experiência horrível e lamenta que ele não poderia ter feito nada para detê-lo. Ela responde: Talvez não, o fato é que você não quis. Esta é a última linha do filme.. A próxima e última cena mostra Truman olhando fotos e alguns dos textos e desenhos que lhe deu Perry.
O filme mostra como Philip Seymour retratou abertamente o autor com seus pontos fracos, a fama, o álcool, e atenção. O filme foca principalmente o período em que fez reportagens para seu livro mais marcante, A Sangue Frio, sobre o assassinato de uma família de Kansas, cometido por uma dupla de forasteiros. Nesse período, o escritor desenvolveu uma estreita relação com Perry Smith (Clifton Collins Jr.), um dos assassinos
Capote se tornou uma figura internacional após o lançamento do livro A Sangue Frio, que ele iria publicar após Smith e Hickock serem executados. Hoffman Capote retrata o conflito entre as ambições pessoais literárias e tentando manter o seu papel como um confidente de Perry, um dos dois assassinos condenados.

Foco Narrativo


O narrador é elemento fundamental para o sucesso do texto, pois esse é o dono da voz, o que conta os fatos e seu desenvolvimento. Atua como intermediário entre a ação narrada e o leitor. O narrador assume uma posição em relação ao fato narrado (foco narrativo), o seu ponto de vista constitui a perspectiva a partir da qual o narrador conta a história.
O foco narrativo em 1ª pessoa
Na narração em 1ª pessoa o narrador é um dos personagens, protagonista ou secundário. Nesse caso ele apresenta aquilo que presencia ao participar dos acontecimentos. Dessa forma, nem tudo aquilo que o narrador afirma refere-se à “verdade”, pois ele tem sua própria visão acerca dos fatos; sendo assim expressa sua opinião.
Foco narrativo em 3ª pessoa
Na narração em 3ª pessoa o narrador é onisciente. Oferece-nos uma visão distanciada da narrativa; além de dispor de inúmeras informações que o narrador em 1ª pessoa não oferece. Nesse tipo de narrativa os sentimentos, as idéias, os pensamentos, as intenções, os desejos dos personagens são informados graças à onisciência do narrador que é chamado de narrador observador.
Em “A sangue frio” – O foco narrativo predomina o narrador onisciente: É aquele que sabe de tudo. Há vários tipos de narrador onisciente, mas podemos dizer que são chamados assim porque conhecem todos os aspectos da história e de seus personagens e sobre o enredo, sabe o que passa no íntimo dos personagens, conhece e descreve suas emoções e pensamentos, é capaz de revelar suas vozes interiores, seu fluxo de consciência. Pode também, descrever coisas que acontecem em dois locais ao mesmo tempo.
No livro “A sangue frio”, Truman chega a narrar em 1ª pessoa no momento em que ele entra na cena, na forma do personagem Jensen, um repórter, o que se caracteriza como um alter-ego – pode ser entendido literalmente como o outro eu, outra personalidade de uma mesma pessoa. Indica uma identidade secreta de algum personagem ou para identificar um personagem como sendo a expressão da personalidade do próprio autor de forma geralmente não declarada. No filme “A sangue frio” o alter-ego de Capote se mostra na cena em que ele desce as escadas com um detetive, que se refere a ele como repórter, em um diálogo, nada extraordinário, simples e rápido.
No filme “Capote” o autor é personagem, existe um narrador onisciente neutro, porém, há também, intervenções com o narrador onisciente intruso.
Verossimilhança
Verossímil não é necessariamente o verdadeiro, mas o que parece sê-lo, graças à coerência de representação-apresentação fictícia. E nem sempre o verdadeiro ficção é verossímil. Pode ser verdade, mas não convence o leitor, exatamente porque desrespeitou as convenções necessárias ao conjunto autônomo da obra.
Desta forma, a narrativa objetiva seria um mito. Mesmo quando o narrador não se interpõe diretamente entre nós e os seres ficcionais, eles são feitos de palavras, escolhidas e arranjadas num conjunto estruturado por alguém – um autor implícito, sempre ao mesmo tempo, oculto e revelado pelo e no que narra.
É notória a relação afetuosa de Truman Capote com um dos assassinos (ou o assino), da família Clutter, Perry Smith. O autor mergulhou fundo no universo deste crime. Com a amizade de Capote e Perry é desvendada as semelhanças nas historias de vida de ambos. Essa proximidade pode ter influenciado o autor do livro a dedicar um capitulo inteiro para descrever a personalidade e as características físicas do assassino. Pretendendo assim, amenizar, o fato de Perry ter cometido um brutal assassinato de quatro pessoas da mesma família. Com essas influencias, o ponto de vista do autor pode perder o foco e a objetividade, trazendo assim o fator verossímil.
Enredo e tempo
Tanto o livro quanto o filme “A sangue frio” seguem uma cronologia mas, não uma linearidade. Entretanto, o filme “Capote” não segue uma linha linear e nem cronológica. Este filme tem inicio com a cena da amiga de Nancy encontrando o corpo, depois volta para o enredo.
Narrar e mostrar
A distinção entre narrar e mostrar tem a ver com a intervenção ou não do narrador. Quanto mais este intervém, mais ele conta e menos ele mostra. Por outro lado, completa essa dupla (narrar e mostrar) a oposição cena e sumário (panorama). Na cena os acontecimentos são mostrados ao leitor diretamente, sem a mediação de um narrador, que ao contrário, no sumário, os conta e os resume, condensa-os, passando por cima dos detalhes e às vezes, sumariando em poucas páginas um longo tempo da história. Fazendo uma relação entre o livro e o filme “A sangue frio”. Pode-se perceber um bom exemplo, quando no livro Truman dá uma grande atenção a um quadro que Perry Smith pintou, na Penitenciaria Estadual de Kansas, onde cumpriu sua primeira pena. Uma figura de Jesus, que o próprio Perry a classifica como falsa. Este quadro ficou pendurado na sala do diretor o presídio, o reverendo James Post, o mesmo que recebe o telefonema de Perry logo no inicio do filme, para saber sobre o paradeiro de seu amigo, Willie Jay, que também havia cumprido pena naquela penitenciária. Neste momento, o diretor do presídio situa-se na frente do quadro, pendurado na parede, no instante em que ele senta-se o quadro não fica mais à mostra. Uma aparição rápida e discreta.


Sequência de Fatos


O filme A Sangue frio (1967) do diretor, Richard Brooks, começa com todos da família Clutter vivos, Nancy conversando com o pai, Kenyon fumando escondido e a mãe no quarto recebendo o copo de leite do filho. Partindo desse pressuposto o filme Capote (2005) com direção de Bennett Miller na primeira cena mostra a morte de Nancy encontrada pela amiga Sue. Em contra partida o livro mostra o perfil psicológico e físico dos personagens, em seguida a morte dos Clutters.
Em Capote (2005) começa a investigação de Truman Capote através de um recorte do jornal para fazer um artigo para o Jornal The New York Times, ao contrário do caso do filme A Sangue Frio (1967) aborda a chegada de Perry na rodoviária de Kansas City e vai ao encontro de Dick que sai da fazenda do pai com a arma nas mãos para cumprir o objetivo: encontrar o cofre da família Clutter.
Ao decorrer das cenas no filme Capote (2005), Catharine e Capote conversam com Sue (melhor amiga de Nancy) que entrega o diário pessoal da amiga, em nenhum momento do outro filme A Sangue Frio aparece a cena da conversa, já no livro essa parte aparece depois que descobrem o assassinato, onde coloca suspeita Bobby (ex- namorado de Nancy) o último sair da casa, horas antes da morte da família Clutter.
Em Capote (2005) a cena do julgamento dos envolvidos pela execução com presença de Truman e amiga Catharine, em A Sangue Frio, os envolvidos são pegos com a polícia que identifica o carro roubado e levam para a delegacia onde eles vêem uma das provas do crime ( a marca do sapato de Perry e a mentira da irmã dele não morar na cidade). No livro coloca em questão eles sendo perseguido pelos policiais por deixarem pistas como: passarem cheques sem fundo num posto de gasolina que os fiscais colocam a placa do carro e para piorar o veículo é roubado.
Truman Capote começa a visitar constantemente Perry buscando mais informações sobre o assassinato, construindo assim uma nova amizade, no outro filme a abordagem da chacina vem dos dois envolvidos contando como e porque estes fizeram isso, Dick fala que foi culpa de Perry que assume a culpa no carro com Alvin.
A Sangue Frio (livro) coloca este assunto com a culpa de Perry, mas mostrando que o fato dele ter matado a família Clutter foi devido a falta de base familiar onde tem uma mãe alcoólatra que morreu sendo sufocada com o próprio vômito, um irmão que se matou devido os ciúmes da namorada e de um pai ter apontado uma arma em direção ao rosto porque a situação apertou entre eles dois.
Sobre os outros personagens apresentados no livro, um dos amigos de celas dos dois personagens principais Roy Church não aparece à amizade que ele adquiriu ao longo da prisão com Dick e a raiva de Perry por ele corrigir todos os erros gramaticais.
Mostra outros dois personagens como os ex-policiais do exercito que matam as pessoas com intuito de mudar o mundo. A parte que fala deste assunto é retratada no filme Capote (2005) os policiais apenas levando para o enforcamento e Perry vendo Roy sendo levado e o enquadramento do livro retrata Capote e Perry vendo a cena em que Church vai indo ao galpão e saindo de lá morto.
No final do filme Capote, o primeiro a ser enforcado entre os assassinos da família Clutter é Dick e logo em seguida Perry, momento antes mostra a emoção de Truman conversando com os prisioneiros, logo no outro filme de 67 não aparece Capote antes da execução, mas durante os enforcamentos ele aparece ao fundo e no livro ele depõe que conseguiu ver apenas a morte de Dick chegou até mesmo vomitar, mas quando chegou à morte de Perry não teve coragem.
No final do livro Truman Capote mostra quanto a personagem Sue cresceu e fazendo faculdade de Arte o que seria o curso de Nancy, Bobby casado e a cidade calma começa a ter mudanças. E nenhum dos filmes aborda esses fatos, eles acabam com enforcamento de Perry.


Cenário

O cenário é um artifício muito importante em uma narrativa, deixar o leitor ciente de onde se passa a história, falar das cores, dos tamanhos, faz com que as pessoas sintam-se parte do que é contado, elas conseguem se deslocar para o ambiente. O cenário no livro é bem descrito e abusa da imaginação do leitor. Quando este se depara com os filmes: A Sangue Frio e Capote consegue perceber em cenas de cada um deles a fidelidade do que foi descrito na obra.
O filme Capote por ter sido feito em preto e branco dá uma sensação de medo e terror em quase todo o filme. Mas é possível perceber a cidade de Holcomb como ela é mostrada no livro: “A cidade de Holcomb fica nas planícies do oeste do Kansas, lá onde cresce o trigo uma área isolada que mesmo os demais habitantes do Kansas consideram distante”. (CAPOTE, 2003, p. 21). A cena mostra justamente que a cidade é isolada.
A casa da família Clutter considerada a mais bela da cidade é exibida no filme Capote com tamanha riqueza de detalhes como no livro: “(...) Situada ao final de um longo caminho de acesso, uma alameda sombreada por duas alas de olmos chineses, a vistosa casa branca erguida no meio de um amplo gramado bem cuidado, causava impressão em Holcomb; era um lugar que as pessoas costumavam apontar (...)”. (CAPOTE, 2003, p. 21). Esta cena no filme faz o leitor vê a casa e trazer da memória o que já sabia desta.
“Nenhum trem de passageiros pára na cidade - só um outro trem de carga. Na estrada a dois postos de gasolina: um também funciona como empório de poucos suprimentos (...)”. (CAPOTE, 2003, p. 22). Esta passagem é exibida no filme “A Sangue Frio” igual ao livro, notamos o nome da cidade, Holcomb, e o nome Empório também nesta cena.
A casa grande da Família Clutter mostrada nas primeiras cenas do filme Capote é confirmada nesta citação do livro: (...) “uma casa de madeira e tijolo de dois andares, com catorze aposentos no total”. (CAPOTE, 2003, p. 23).
Comparando as cenas descritas no livro e nos filmes tomando como base o crime acontecido na casa dos Clutter, o livro traz esta passagem: “Primeiro desceram até a sala da fornalha no porão, onde o sr. Clutter, de Pijama, tinha sido encontrado sobre a caixa de papelão do colchão. Acabando ali seguiram para a sala de jogos, onde Kenyon tinha sido morto. O sofá, uma reliquia que Kenyon tinha resgatado e consertado e que Nancy tinha forrado e coberto com almofadas com frases bordadas, estava arruinado pela quantidade de sangue que absorvera”. (CAPOTE, 2003, p. 109).
Tal passagem é muito semelhante ao que o filme “A Sangue Frio” mostra, porém o livro descreve mais os ambientes.
Através desta citação: “Havia dois telefones na casa- um na saleta que o pai usava como escritório, outro na cozinha (...)”. (CAPOTE, 2003, p. 39). Nota-se que o filme A Sangue Frio foi fiel a esta passagem, mostrando na parte do crime esta cena dos telefones.
“Alguns quilômetros ao norte na agradável cozinha de uma modesta casa de fazenda, Dick consumia um almoço de domingo. (...) Quando terminou a refeição, os três membros homens da família instalaram-se na sala para assistir a um jogo de basquete pela tevê (...)”. (CAPOTE, 2003, p. 106-107). Esta citação relata Dick em casa com a família vendo o noticiário na tv sobre o crime. O filme A Sangue Frio não é fiel nesta passagem do livro, a cena é curta e Dick está apenas com o pai.
Após serem pegos pela polícia, no momento em que são interrogados Dick e Perry contam como aconteceu o crime: “Certo Dick. Estou com você. E então voltamos. Estacionamos no mesmo lugar de antes. Na sombra de uma árvore. Dick calçou as luvas eu já tinha posto as minhas. Ele levou a faca e uma lanterna. Eu levei a espingarda. A casa parecia imensa a luz da lua.” (CAPOTE, 2003, p.294). Esta passagem foi exibida no filme A Sangue Frio, no qual notamos que eles pararam numa árvore próxima a casa e se aprontaram com as armas para adentrarem na casa.
A coletiva dada aos jornalistas aparece ambos os filmes, em Capote todos estão atentos ao que é dito, em A Sangue Frio afoitos os jornalistas perguntam e fotografam. “(...) Na segunda-feira, ao meio dia, Dewey deu uma entrevista coletiva no gabinete do xerife (...)”. (CAPOTE, 2003, p. 112).
O filme A Sangue Frio mostra a investigação do crime feita por Dewey sem adentrar na vida pessoal deste, o filme Capote mostra, porém adentra na vida pessoal do invetigador.“(...) Dewey retirou-se para o seu gabinete, uma sala que o xerife o tinha emprestado temporariamente (...) as fotografias da cena do crime tiradas por um fotográfo da polícia- vinte ampliações do crânio esfacelado do sr. Clutter (...) Dewey passaria horas a examinar essas fotos (...).” (CAPOTE, 2003, p. 113).
O espaço da casa e o fato do casal dormir separado ficam nítidos nesta passagem: “(...) O sr. Clutter dormia no quarto principal do andar térreo, a sra. Clutter e os filhos ocupavam outros quartos no andar principal. (...)”. (CAPOTE, 2003, p. 113). na cena do crime do filem a sangue frio esta passagem é percebida.


A maneira como Truman Capote descreve o cenário em todas as cenas fica nítido em mais uma passagem reproduzida no filme A Sangue Frio: “O sr. Clutter mostrou os quartos onde o rapaz e a menina deviam estar dormindo, e então abriu a porta do quarto da mulher. Acendeu um abajur ao lado da cama e disse a ela: “Tudo bem, querida. Não fique com medo (...)”. (CAPOTE, 2003, p. 298).
A cadeia onde os criminosos ficam presos é tratado na cena de A Sangue Frio como cadeia comum e não como está no livro, que é a prisão na casa do Xerife. A prisão da passagem do livro está presente no filme Capote. “A cadeia contém seis celas; a sexta, reservada para as ocasionais prisioneiras, é na realidade um aposento isolado situado dentro da Residência do Xerife – na verdade anexa a cozinha do casal”.
O momento da execução é mostrado em ambos filmes, cada um com um olhar, no filme A Sangue Frio , o jornalista Capote não está sensibilizado com a cena como está no filme Capote. A passagem do livro exibida no filme A Sangue Frio descreve bem o contexto do cenário: “Acompanhado por seis guardas e um capelão que murmurava suas preces, entrou no lugar da morte algemado e usando um horrendo arreio feito de tiras de couro que prendia seus braços ao tronco. Ao pé do cadafalso, o diretor leu par ele a ordem oficial de execução (...)”. (CAPOTE, 2003, p. 417).
Fica claro com as passagens do livro e análise das cenas dos filmes que em alguns momentos cenas de A Sangue Frio e Capote contemplam tamanha descrição do ambiente.

















Personagens




Personagens e atores:

Perry Smith- Robert Blake
Richard 'Dick' Hickock - Scott Wilson
Alvin Dewey - John Forsythe
Jensen - Paul Stewart
Sr. Hickock - Jeff Corey
Roy Church - John Gallaudet
Harold Nye - Gerald S. O'Loughlin
Clarence Duntz - James Flavin
Juiz Roland Tate - John Collins
Tex Smith - Charles McGraw
Oficial Rohleder - James Lantz
Herbert Clutter - John McLiam
Nancy Clutter - Brenda Currin Bonnie Clutter - Ruth Storey Kenyon Clutter - Paul Hough Reverendo Jim Post - Sheldon Allman Floyd - Sammy Thurman Namorado de Nancy - Richard Kelton Susan Kidwell - Mary Linda Rapelye


Personagens – Capote 2005
No filme Capote de 2005, tendo no papel principal o ator Philip Seymour Hoffman, sendo que sua brilhante atuação lhe rendeu o Oscar de melhor ator e aclamação do publico e da critica, no papel do jornalista Trumam Capote, o protagonista do filme. O filme conta a história do jornalista que ao ler a noticia do assassinato no jornal New York Times dos membros da família Cluter, em Halcomb, no Kansas, Estados Unidos, percebe que o fato pode virar um excelente artigo, e mais tarde acabou tornando-se um grande sucesso literário. Capote descreve todos seus personagens na forma física e psicológica no livro.
Durante todo esse tempo Capote investiga os assassinos da família Cluter, Perry Edward Smith (Clifton Collins Jr), e Richard Eugene Hickock, (Mark Pellegrino) como os moradores de Halcomb, durante um ano e meio em que passou no Kansas. Durante o decorrer do filme percebemos que Perry é o "queridinho" de Capote, como também no livro, dedicando um capitulo ao assassino.
O filme de 2005, não é fiel ao livro como o filme de 1967, A sangue Frio. Capote é retratado como um personagem tipo, mostrando suas características peculiares e seus trejeitos afeminados, como também um personagem redondo que no inicio da trama aparece como um jornalista, que está em busca de uma grande oportunidade para revolucionar o mercado literário. No entanto no final da adaptação cinematográfica, ele mostra seu lado frágil, e totalmente sensível no julgamento dos assassinos.
Outros personagens são incluídos na adaptação cinematográfica como seu companheiro Jack Dunphy (Bruce Greenwood), atuando como um personagem coadjuvante e sua amiga inseparável Nelle Harper Lee (Catherine Keener), que também atua como uma personagem coadjuvante. Mostra também como o jornalista ficou intimo da família do investigador Alvin Dewey (Cris Cooper), outro coadjuvante na história.
Outra situação relevante no filme, é a confissão de Perry, como o único assassino dos quatro membros dos Cluter: John McLiam (Herbert Clutter), Brenda Currin (Nancy Clutter), Ruth Storey (Bonnie Clutter), Paul Hough (Kenyon Clutter). No filme a confissão é feita a Capote, que encenava muito bem para conseguir o que queria. Ao contrario do filme, a confissão no livro é feita ao investigador Alvin, durante a volta de Las Vegas onde foram presos, quando estavam à caminho do Kansas.
Dick foi apenas um personagem coadjuvante, em Capote, já que o protagonista da história se identificou com a fragilidade de Perry e ao mesmo tempo com sua esperteza. Ao mesmo tempo em que Perry é um personagem coadjuvante, também não deixa de ser um personagem redondo, já que em algumas passagens do filme, mostra sua fragilidade, diferente do momento em que tirou a vida dos assassinados. Outra passagem que mostra esse aspecto narrativo é durante a greve de fome, na penitenciária.
Como o filme retrata a trajetória de Capote para escrever seu livro, A Sangue Frio, Perry e Dick podem ser apontados como antagonistas, já que não queriam no inicio colaborar com seus depoimentos, para o jornalista.


Personagens - Capote – 2005
Truman Capote Nelle Harper Lee
Perry SmithAlvin DeweyJack DunphyWilliam Shawn Marie Dewey Richard HickockLaura KinneyWarden Marshall KrutchDorothy SandersonRoy ChurchHarold Nyexerife Walter Sanderson
Familia Clutter



O autor

O autor do livro A Sangue Frio, Truman Capote , nasceu em Nova Orlenas no ano de 1924, adotou por conta própria aos onze anos o sobrenome do padrasto, Joseph Garcia Capote em 1935. Truman faleceu na Califórnia no ano de 1984. Mas antes de sua morte teve muitas datas relevantes que são destacadas abaixo:
1941-1944- trabalhou como office- boy na editoria de arte da The New Yorker.
1945- Publicou dos contos: um na revista Mademoiselle, outro na Haper’s Bazaar.
1948- publica Other voices, other rooms, romance gótico ambientado no Sul dos Estados Unidos.
1949-Truman publica a coletânea de seus contos, também góticos, A tree of night,
1951- Publica um romance mais ligeiro, A harpa de ver, que acabou virando primeiro, peça de teatro e, já no século XXI virou telefilme.
1958- Capote publica uma novela Breakfast at Tiffany’s.
1959- Capote folheia o The New York Times e encontra uma nota de dois parágrafos sobre como sr. e sra. Clutter foram assassinados. Capote achou que este fato poderia dá num bom livro sobre crime e sobre um estado que desconhecia o Kansas. Fez as malas e partiu para Holcomb na companhia de sua amiga Harpeer Lee. Os criminosos ainda eram desconhecidos e não haviam sido capturados.
Em Holcomb, a figura urbana de Capote assusta as pessoas da pequena cidade e Harper Lee ajuda Capote a conseguir chegar às pessoas entrevistadas. Truman sabia ouvir e consegue conquistar os habitantes do Kansas. Consegue ter acesso aos criminosos; teria Capote identificação com Perry pela homossexualidade? Pelo histórico de vida?
O jornalista Dispensava uso do gravador e conseguia registrar em sua mente 95% de todas as conversas. Para ele jornalismo era apenas fotografia literária, desejava um gênero só para ele.
Em 1966, A Sangue Frio é lançado e virou estrondoso sucesso de crítica e de vendas e Capote consegue chegar ao novo gênero: livro-reportagem. Após ter escrito dez livros, entre peças de teatro, romances e perfis jornalísticos, Truman morre em 1984 debilitado pelo álcool e pelas drogas após uma parada cardíaca.




Considerações Finais

O gênero literário do livro A Sangue Frio, a fidelidade da citação dos entrevistados, o possível caso de Capote com Perry Smith causam divergências e são temas polêmicos. A vida do autor também é cheia de contradição, um homem inteligente que se esbalda em festa, bebida e drogas, e que se sente sensibilizado com a versão dos criminosos diante do assassinato.
O livro A Sangue Frio e ambos os filmes aqui tratados deixam a narrativa que houve uma identificação do autor com Perry, o monstro que o criminoso era passado para a sociedade pelo ato que cometeu estava diante do monstro Capote, homem inteligente e com vida difícil que assombrou a si mesmo, morrendo pelo álcool e pelas drogas.
Na cidade de Holcomb ninguém fechava as portas, mas depois do assassinato a cidade não era mais a mesma, assim como a sociedade atual feita de muitas famílias como a dos Clutter, com muitos marginais como Perry e Dick.
A realidade vivida por esta família esta estampada diariamente em jornais, revistas e na TV, a situação não mudou desde o lançamento do livro de Truman, a realidade está a cada dia pior, vivemos uma era “a sangue frio”.





















Referências Bibliográficas

CAPOTE, Truman. A sangue frio: relato verdadeiro de um homicídio múltiplo e suas conseqüências. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

NETO,Efraim. Nas veias de “A SangueFrio”. Disponível em: http://canada.tigweb.org/express/panorama/article.html?ContentID=19813&start=5310tID=19813&start=5310. Acesso em: 24/05/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário