Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 10 de junho de 2009

A musicalidade no carnaval


A identidade é um conceito construído pela Psicologia que mostra como as pessoas se mostram ao mundo e se reconhecem como únicos. Esta é composta pelo nome do individuo, suas relações de parentesco não mudam, são características permanentes.
Nota-se que a identidade permite o reconhecimento de si, a partir do momento que permite uma relação com os outros. O reconhecimento do “eu” se dá quando as pessoas sabem se distinguir uma das outras. Toda criança passa por um processo de diferenciação através da mãe, começa a perceber que ela e a sua mãe são pessoas diferentes.
A identidade pode mudar? Há perda de identidade? A identidade muda, ela está em constante mutação. Os indivíduos permanecem os mesmos, com mesmos nomes e parentescos, apesar das mudanças que sofrem.
Esta identidade pode passar por crise, o que é denominado de crise de identidade. Deparar-se com as mudanças e com o novo, com as angústias que tais transformações geram , fazem parte de um processo relevante na vida de cada ser humano. A adolescência é um bom exemplo do que chamamos de crise de identidade.
Assim entende-se que a identidade é o que cada um é com suas particularidades. Já a identidade cultural consiste um sistema de reprodução das relações entre indivíduos e grupos, que envolve o compartilhamento da língua, a religião, as artes, o trabalho, os esportes, as festas, entre outros.
A música faz parte do processo de identificação com um grupo e consigo mesmo, o estilo musical que o individuo gosta influência na sua forma de ser e contribui na sua identificação com um grupo, “tribo” que tem pensamentos e gostos como os dele.
A canção é uma linguagem, possibilita a comunicação dentre pessoas da mesma cultura. A identidade musical está intimamente atrelada aos contextos culturais, étnicos, religiosos e nacionais em que as pessoas vivem.
No carnaval de Salvador as músicas e vestimentas trazem características do candomblé e da África, de onde esta a raiz cultural, étnica e religiosa desta cidade. A música serve como movimento social, o ato de reivindicar, algo também visto no carnaval de Salvador. Foliões cantam, dançam e protestam principalmente os participantes blocos afros.






Bibliografia:
BOCK, Ana; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria. Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2003.

OLIVEIRA, Lúcia. Identidade Cultural. Junho, 2006.
Disponível em:
http://www.esmpu.gov.br/dicionario/tiki- index.php?page=Identidade+cultural .
Acesso em: 24/02/09

MOURA, Auro. Música e construção de identidade.
Disponível em: http://www.anppom.com.br/anais/anaiscongresso_anppom_2007/poster_educacao_musical/poster_edmus_ASMoura.pdf. Acesso em: 24/02/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário